Monday 24 August 2015

Lana Del Rey

Nome: Elizabeth Woolridge Grant

Nascimento: Nova York em 21 de Julho de 1985 (30 anos)

Apelidos: Lizzy Grant, Lana Del Rey

                                      Vida Pessoal

Lana Del Rey nasceu Elizabeth Woolridge Grant em Nova Iorque em 21 de junho de 1985. É filha de um empresário norueguês, dono de uma renomada agência de marketing "Grey Group", Robert England Grant Jr. e da advogada e também professora, Patricia Ann "Patt" Hill, na qual possui uma certa descendência escocesa e inglesa. Ela também também têm uma irmã, a fotógrafa Caroline "Chuck" Grant (nascida entre 1988/1989) e um irmão, o adolescente Charlie Grant (nascido entre 1993/1994). Seu avó por parte de pai, foi o importante bancário e empresário estadunidense Robert England Grant.

                                      Carreira Musical

Apesar de ter nascido em Nova Iorque, Del Rey cresceu na interiorana e pacata cidade de Lake Placid, onde passou sua infância e adolescência. Em seguida, ingressou-se na Fordham University, também em Nova Iorque, estudando um ramo da filosofia conhecido como metafísica. Após seu tio ter ensinado-lhe a tocar guitarra, ela percebeu que provavelmente poderia criar várias melodias, e começou a se apresentar em clubes ao redor da cidade sob vários nomes, como Sparkle Jump Rope Queen e Lizzy Grant and the Phenomena. Influenciada por amigos também cantores e compositores, deu início à sua transformação para Lizzy Grant.

Del Rey, mudou-se para Londres, passando 2010 em reuniões com gravadoras, que recusaram o seu trabalho. No início da sua carreira, o seu representante escolheu o nome artístico Lana Del Rey, tendo a cantora comentado este fato, dizendo que queria fazer parte de uma banda, mas que a editora e equipe queriam que ela fosse uma artista solo. A própria artista descreve a sua persona como uma "Nancy Sinatra gangsta", ideia corroborada pelo imagem que ela transmite, que apresenta cabelos compridos, lábios muito demarcados e carnudos, olhos chamativos, lembrando o estilo das moças década de 60 e o glamour decadente da antiga Hollywood. Em 25 de abril de 2005, um Compact Disc com sete faixas foi registradas no United States Copyright Office sob o nome Elizabeth Woolridge Grant. Os títulos das faixas são presentemente desconhecidos. Entre 2005 e 2006, o álbum Sirens foi gravado sob o nome de May Jailer e vazou em maio de 2012.

David Kahne, produtor de Del Rey e também produtor de álbuns de Paul McCartney, Regina Spektor e Kelly Clarkson, elogiou as suas habilidades de voz e composição, dizendo que Lana é uma compositora inteligente, mas definitivamente com um ângulo muito poderoso sobre a imagem. Del Rey foi aconselhada por um grupo de representantes e advogados durante cinco anos que buscavam o nome que melhor se adaptava a seu estilo musical. Lançou o EP chamado Kill Kill em 2009 sob o nome Lizzy Grant. Gravou também um álbum intitulado Lana Del Ray, numa pequena editora com o produtor David Kahne, que foi vendido por um breve período antes de ser removido após a editora não poder mais promover o álbum. Em 2 de setembro de 2010, juntamente com Ray Davies, Juliette Lewis e Klaus Voormann grava, em Berlim, uma sessão MTV Unplugged com os Mando Diao. O concerto foi transmitido na televisão e lançado em CD/DVD, no final de 2010. Lana é conhecida por adornar as suas músicas e vídeos com um ato incrivelmente nostálgico pesado em temas americanos, incluindo imagens antigas de várias pessoas e lugares, como a ilha de Coney Island, e artistas como Frank Sinatra e Marilyn Monroe.

                                       Discografia

Albums:

  • Sirens (2006)
  • Lana Del Ray (2010)
  • Born to Die (2012)
  • Ultraviolence (2014)
  • Honeymoon (2015)

EPs:

  • Young Like Me (2005)
  • From the End (2005)
  • No Kung Fu (2006)
  • Kill Kill (2008)
  • Lana Del Rey (2010)
  • Paradise (2012)
  • Tropico (2013)

                                Relacionamento

Barrie James O'Neill (2011-2014)

Steven Mertens (2010-2011)


Francesco Carrozzini (2015-atualemente)

                                       Fatos

  • Del Rey adotou uma variedade de nomes artísticos - Sparkle Jump Rope Queen, May Jailer e mais - antes de se estabelecer em seu agora famoso apelido. Ela até gravou de forma independente (e, em seguida, desmantelada) um álbum intitulado 'Sirens' sob o nome de May Jailer que, desde então, surgiram online.
  • O nome de Lana Del Rey é um amálgama da atriz Lana Turner e um tanto obscuro dos anos 80 o automóvel Ford Del Rey. Ela gostou do apelido porque "lembrou o [seu] do glamour da beira-mar."
  • Duas de suas maiores influências musicais são o descontroladamente díspares Kurt Cobain e Britney Spears. "Eu pensei que ele era a pessoa mais linda que eu já tinha visto", ela disse uma vez de Cobain. Quanto Spears, "Há algo sobre Britney que me obrigou."
  • Ela é enorme no YouTube, onde seus vídeos clássicos como "Summertime Sadness" tem para cima de 100 milhões de visualizações de cada um. Mas não espere encontrar seu controverso 2012 "Video Games" desempenho de "Saturday Night Live" por lá. Qualquer vez que é publicado, ele é imediatamente arrancado.
  • Apesar de sua gravadora inicialmente não apoiar 'Video Games' como o primeiro single de "Born to Die", seu sucesso no YouTube tornou difícil de ignorar. "Acho que o vídeo mudou a mente de todos", diz Justin Parker, que co-escreveu a música. "Eles não tinham escolha, eles tiveram que liberá-lo."

@LanaDelRey - Twitter

@lanadelrey  - Instagram

Site Oficial


No comments:

Post a Comment